Recentemente, clientes da Caixa Econômica Federal que possuem financiamento de casa própria junto ao banco estão tendo dificuldade para adiar o pagamento das parcelas devido à pandemia de coronavírus no Brasil. O banco já havia divulgado notícias sobre as medidas de adiamento do financiamento em virtude da pandemia. Dentre as medidas divulgadas, a Caixa determinou pausa de 90 dias no financiamento habitacional de pessoas com no máximo duas parcelas que já estavam em atraso, além de carência de 180 dias em contratos que incluem a aquisição de imóveis novos.
Entretanto, vários relatos em redes sociais revelam que a maioria dos clientes do banco que estão enquadrados nos critérios para o adiamento do financiamento não estão conseguindo acessar o aplicativo que permite isso. O aplicativo em questão é o Habitação da Caixa, que permite solicitar uma pausa no pagamento do financiamento dentro do período permitido pelo banco. A maior parte das queixas dos usuários do aplicativo é que os pedidos de adiamento do parcelamento passam por uma análise que demora dias, e mesmo após o pedido ter sido aprovado, a conclusão do adiamento fica pendente por falhas no aplicativo.
A Caixa Econômica Federal explica que, por conta do grande volume de pessoas acessando o aplicativo simultaneamente, ocorre instabilidade nos canais de atendimento ao cliente disponibilizado pelo banco. O banco informou que mais de 1,8 milhão de clientes já tiveram acesso ao pedido de adiamento por meio do aplicativo.
A cliente da Caixa, Cristina de Souza Gomes, fez a solicitação do adiamento da parcela do financiamento no dia 24 de março deste ano. A solicitação feita por Cristina foi de 2 meses de adiamento do pagamento da parcela e o pedido foi aprovado no dia 26 de março deste ano, na véspera do vencimento da parcela do financiamento.
“No entanto, alguns dias depois da confirmação do adiamento da parcela do financiamento, fui notificada sobre o parcelamento que estava sendo cobrado normalmente e constando parcela atrasada. Passei a ligar para o serviço de atendimento ao cliente do banco, mas as ligações não são completadas em 99% das chamadas. Na única vez que consegui falar com o atendente, a ligação caiu e nunca houve um retorno do banco para falar sobre o problema. Já estamos próximos do final do mês de abril e até hoje não consegui falar com alguém por meio do serviço de atendimento para resolver esse problema”, explica a cliente.