No início de cada ano, especialistas e pessoas associadas ao comércio eletrônico fazem um pequeno exame de consciência, resumem os últimos 12 meses e estabelecem metas de economia para o próximo ano. Entre outras coisas, existem objetivos sobre os quais sempre falamos e que são difíceis de alcançar por algum motivo.
Voltar para offline? Não é que as lojas online desapareçam da rede, mas sim que mais e mais marcas estão optando por abrir estabelecimentos físicos tradicionais, mesmo que até agora estivessem apenas online. A Amazon abriu outras livrarias estacionárias e fala-se da criação de uma loja de departamentos completa sob esse banner.
Os vendedores tentam criar soluções intermediárias, os showrooms e os eventos aparecem e a experiência em vendas e pós-venda aumenta. Por que isso ainda se fala em cerca de 50% das compras feitas pelos clientes que ocorrem offline. Para muitas marcas, esse é um volume enorme que não deve ser subestimado.
No entanto, não apenas os maiores decidem sobre tomadas estacionárias. Empresas menores que obtiveram sucesso online estão tentando entrar no canal analógico. As vendas nos canais B2B estão começando a se parecer com o que conhecemos do B2C. Os catálogos on-line para traders se transformaram em lojas online por atacado, nas quais cada uma das partes solicitantes recebe seus descontos, condições de pagamento e limites de crédito. Os prazos de entrega estão diminuindo, os processos logísticos são otimizados e o elemento de tomada de decisão é acelerado, o que ajuda os compradores a tomar decisões finais de compra.
Encomende online – experimente em casa – É um serviço que deve tornar as lojas online competitivas para as linhas fixas, especialmente na indústria da moda. Teoricamente, mais e mais lojas de roupas permitem devoluções gratuitas de compras malsucedidas, mas esse procedimento exige mais esforço do que as soluções propostas pela Amazon. A premissa é simples: encomendamos vários produtos para o lar, experimentamos e deixamos os que mais nos agradam. O pagamento é feito apenas para as mercadorias que deixamos, o restante, ao custo da loja, é recolhido pelo correio. No entanto, existe um elemento de risco ao longo de todo o processo que o cliente não pagará pelas mercadorias. A Amazon se garantiu dessa maneira, oferecendo apenas usuários registrados do Amazon Prime.