Notícias – As viagens de negócios no Brasil tiveram alta de 14,7% nos seis primeiros meses do ano em comparação ao mesmo período do ano passado. O que representa a soma de R$ 5,57 bilhões (em 2018 esse montante foi de R$ 4,85 bilhões).
Os dados são da Abracorpque fez um levantamento sobre o turismo de negócios, que leva em consideração o valor com passagens, hospedagem, locação de veículos e participação em eventos de turismo comercial.
De acordo com o presidente da Abracorp Carlos Prado, o resultado positivo está alinhado às expectativas das agências de viagens, o que poderia ser melhor se não fosse o clima negativo com as companhias ainda relutantes em retomar os investimentos no país.
O maior aumento no segmento do turismo corporativo do país se deu na venda de passagens aéreas, que cresceram 24,8% no primeiro semestre de 2019, chegando a R$ 2,23 bilhão em vendas totais.
Em contrapartida, as vendas de passagens aéreas internacionais apresentaram queda de 1,7%, chegando ao montante de R$ 1,44 bilhão.
Foram emitidas 991,7 mil passagens aéreas no primeiro semestre do ano. Nesse período houve um aumento médio de 17,3% no valor. A empresa de aviação Gol liderou o mercado, com 38,7% dos voos nacionais, em segundo lugar a Azul, com 30,4%. Em terceiro a Latam com 25,2% das passagens emitidas. A Avianca Brasil, que parou de operar em Maio, ficou teve 5,3% de participação.
Apesar da Avianca não operar mais, é esperado que as demais companhias aéreas tenham capacidade de assimilar a participação que a empresa detinha no mercado.
A Abracorp estima um aumento de 15% a 16% nas vendas no setor de aviação em relação ao ano passado, quando o valor total com a venda de passagens foi de R$ 10,3 bilhões.
Hotelaria
O setor de hotelaria nacional também teve um bom desempenho e cresceu 25,7% nos seis primeiros meses do ano, com o montante de R$ 1,04 bilhão. O preço médio das diárias aumentou 6,9%, chegando a R$ 246,68.