Um sistema malicioso (malware) possui a função de copiar os aplicativos mais baixados. Ele imita a funcionalidade do app infectado, produz anúncios que corrompem o sistema do smartphone e rouba informações do usuário.
O software foi desenvolvido apenas para Android, se valendo de falhas nas operações de leituras de arquivos SP, dessa forma o código malicioso consegue penetrar na programação dos aplicativos infectados. Ele ainda infecta todos os apps compatíveis com seu código. Por essa característica de se replicar, recebeu o nome de Agente Smith, da Trilogia Matrix.
Para completar suas funções “maléficas”, o Agente Smith ainda consegue se atualizar a partir do download automático de novas versões. O que acaba tornando-o mais forte, difícil de ser removido e em alguns casos, inutiliza o aparelho.
Entre as aplicações que o vírus pode se instalar estão WhatsApp, AppLock, HotStarm, Opera Mini e muitos outros. Já foram mais de 25 milhões de aparelhos infectados pelo vírus e cerca de 2,8 bilhões de apps usados em toda a rede foram infectados, rodando versões falsas. Sua origem é desconhecida, mas acredita-se que tenha sido uma empresa chinesa que o desenvolveu para divulgar anúncios que não são permitidos pelas plataformas do Google e Facebook.
Mas há boas notícias, uma vez que o malware foi descoberto por profissionais da Check Poing. Ele pode ser neutralizado e deixar de fazer as atualizações. Além disso, ele é encontrado em sites e lojas terceirizadas de apps Android. Mesmo sendo encontrados onze aplicativos com o vírus incubado, quem baixa apenas pela Playstore pode ficar tranquilo, pois o Google já removeu.
Como evitar malwares no celular?
O primeiro passo é evitar baixar aplicativos de outras fontes que não a Play Store. Mesmo esses aplicativos devem ser disponibilizados por desenvolvedores verificados;
Evite também clicar em links suspeitos e não libere a instalação de APKs terceiras nas configurações;
Mantenha sempre a versão mais recente do Android e instale um antivírus para evitar malwares.
Se estiver vendo muito propaganda em um aplicativo pode haver algo errado e se possível, considere a opção de desinstalá-lo.