A Amazon, gigante norte-americana especialista em e-commerce, sediada na cidade de Seattle, apresentou uma grande novidade no sentido de aperfeiçoar ainda mais a experiência de compra de seus consumidores. A multinacional, no final de 2017, tornou público seu mais novo serviço: o Amazon Key. De acordo com a empresa, a iniciativa permitirá que os funcionários responsáveis pelas entregas das encomendas entrem nas residências dos clientes – mesmo que eles não estejam lá – e deixem as compras adquiridas na loja virtual, noticia o empreendedor varejista Rodrigo Terpins.
Para que o mais novo serviço pudesse ser colocado em prática, a Amazon dedicou grande atenção aos aspectos relacionados à segurança. O objetivo da empresa é que todo processo de entrega seja transmitido em tempo real, através do sistema de segurança Amazon Cloud Cam. Inicialmente, apenas os clientes Amazon Prime terão acesso ao serviço, reporta Rodrigo Terpins. O valor de partida do Amazon Key é de US$ 250 – com direito a câmera de monitoramento sincronizada com a nuvem e fechadura digital, que complementam o sistema.
O Amazon Key permite que o entregador, ao chegar na casa do cliente, digitalize o código de barras do produto e inicie o processo de gravação de forma automática; o usuário receberá uma notificação em seu smartphone e poderá destrancar remotamente a fechadura do seu imóvel. De modo a causar o mínimo de transtorno possível, os funcionários são instruídos a tocar a campainha sempre, verificando se já há alguém em casa. Contudo, a Amazon recomenda que o serviço não seja utilizado por pessoas que criam animais de estimação soltos no interior de suas residências, destaca Rodrigo Terpins.
A nova ferramenta de entrega demorou mais de um ano para ser desenvolvida, e, segundo a transnacional, a finalidade é cativar a parcela de consumidores que não possuem disponibilidade para esperar as encomendas em casa, mas que desejam evitar que suas compras fiquem expostas do lado de fora da residência. Em entrevista, Peter Larsen, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Amazon, declarou que a iniciativa não é um experimento. Para ele: “Esta é uma parte fundamental da experiência de compras da Amazon a partir deste ponto”, reporta Rodrigo Terpins. O serviço será disponibilizado previamente em 37 cidades estadunidenses, onde a própria Amazon é responsável pela entrega dos produtos. Dessa forma, a empresa espera evitar problemas com contratos logísticos terceirizados.
A líder mundial em e-commerce, porém, num futuro próximo já considera integrar o Amazon Key a outros dois produtos de seu departamento de serviços residenciais. Conforme noticia Rodrigo Terpins, a Amazon anseia que os usuários do novo serviço de entrega também possam empregar o acesso às suas casas para contratação de outros dois produtos: o Marry Maids e o Rover.com. O primeiro é voltado para execução de atividades domésticas de naturezas variadas; já o último, é um serviço de passeios com cães. De forma complementar, a Amazon ainda objetiva que a câmera adquirida no ato da compra do Amazon Key também seja utilizada como reforço na segurança do lar, já que apresenta funcionalidades como detector de faces e de movimento.