Pandemia intensifica presença de ferramentas digitais no cotidiano das pessoas

No início de 2020, nos deparamos com um problema global que mudou os hábitos das pessoas. O coronavírus ameaça a saúde da população mundial e diversas medidas para conter o seu avanço precisaram ser tomadas, como o reforço na higienização, o distanciamento social e a quarentena. Com notícias divulgando cada vez mais mortes, a quarentena forçou uma nova modalidade de trabalho, o home office, e as famílias e amigos precisaram lidar com a distância. Para manter as dinâmicas de trabalho, e o contato com as pessoas queridas, o digital se mostrou um aliado, e promete transformar os costumes mesmo no cenário pós pandemia.

As plataformas de videoconferência nunca foram tão exploradas, seja pra fazer uma reunião de trabalho ou matar as saudades e dar notícias aos amigos. Para a revista Veja, o presidente da Google Brasil, Paulo Coelho, revelou que o uso do Google Meet cresceu, superando o número de 2 milhões de novos usuários por dia. Diante disso, a ferramenta foi liberada gratuitamente para pessoas que tenham e-mail.

Outro hábito digital adotado, também mencionado por Coelho, é a educação a distância. Em poucos dias, escolas e professores precisaram criar estruturas com o que tinham no momento para dar continuação aos planos de ensino. O presidente do Google Brasil destaca a parceria entre o Google for Education e o Somos Educação. Com essa parceria, 70000 professores dão aulas ao vivo para mais de 1 milhão de alunos, através da plataforma Plurall. A média de aulas por dia já chegou a 15000.

Outros hábitos estão surgindo e modificando a nossa relação com o digital, como as lives de músicos que transformam a cena cultural e colocam os fãs em contato com os seus ídolos em casa, a busca por notícias em diferentes veículos de comunicação para obter informações globalizadas e os atendimentos médicos virtuais, que surgem para evitar o contato de pessoas contaminadas. As crises geram oportunidades, e ao buscar alternativas criativas para manter a nossa rotina nesse momento de cuidados nosso contato com o digital foi intensificado. As facilidades que isso proporcionou, provavelmente, serão mantidas no cotidiano da população mesmo no cenário pós pandemia.