Você deve ter lido notícias informando que determinada empresa garante que você será classificado na primeira página dos resultados de pesquisa do Google por uma pequena taxa mensal. Parece bom demais para ser verdade, certo?
A otimização de mecanismo de busca (SEO) é muito menos complicada do que dizem os profissionais de marketing. O campo para esta atividade existe desde os primeiros dias da Internet, e o objetivo sempre foi o mesmo – ocupar o lugar mais alto possível na página de resultados da pesquisa e gerar economia para os negócios.
Você pode imaginar como a concorrência impiedosa prevalece nessa área, à medida que mais e mais empresas percebem a importância do alto ranking de suas ofertas de vendas exclusivas nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave. Essa pressão competitiva obrigou os participantes do mercado a recorrer ao marketing subterrâneo real – compra de links, abuso de palavras-chave (preenchimento de palavras-chave), uso de fazendas de links etc.
Em fevereiro de 2011, o Google alcançou um ponto de inflexão e lançou o Panda, o primeiro de uma série de atualizações de algoritmos de busca orientadas pelo usuário. Isso leva ao colapso quase instantâneo de sites questionáveis. No caos que se seguiu, empresas on-line de vários milhões de dólares estão perdendo a maior parte de seu tráfego.
E quais sites tomaram as primeiras posições? Estas eram versões multilíngues da Wikipedia focadas em fornecer informações úteis e uma boa experiência do usuário. Truques e táticas foram derrotados e ganhou relevância e qualidade. Chegamos à lição mais importante sobre SEO: a experiência do usuário é a principal coisa .
Se você não estiver focado no desenvolvimento de um produto realmente excelente, a otimização do seu mecanismo de pesquisa sofrerá, pois todos nós – vendedores, comerciantes, consumidores – vivemos em uma época em que os serviços de pesquisa (Google, Bing, etc.) transferiram todo o poder nas mãos dos consumidores. A experiência do usuário domina o mercado de mecanismos de busca. Hoje, SEO e marketing andam de mãos dadas. Os serviços de pesquisa monitoram constantemente as páginas de destino e os sites, verificando a presença dos principais sinais de qualidade do UX. Como recursos da web, marketing, produtos e serviços agregados devem suportar uma forte interação do usuário, verifique se todos os seus pontos fortes estão descritos em um idioma que os mecanismos de pesquisa possam entender completamente.