A safra brasileira de grãos na temporada 2024/2025 deve chegar a 322,47 milhões de toneladas, segundo a primeira estimativa realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada no último dia 15 de outubro.
A projeção “indica mais um crescimento para a agricultura no país, constituindo-se em um novo recorde de área cultivada e produção [caso o resultado se confirme ao final do ano agrícola]”, ressaltou o 1º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025 da entidade.
Em termos de volume, a primeira estimativa da Conab (322,47 milhões de toneladas) representa um crescimento de 8,3% (ou 24,62 milhões de toneladas a mais) em relação ao obtido em 2023/2024. Já em termos de área a ser semeada, a primeira previsão da Companhia é de um crescimento de 1,9% sobre a área da safra anterior — saindo, desta forma, de 79,83 milhões de hectares para 81,34 milhões de hectares.
Conforme o que explicou o 1º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025, “para os cálculos da área e da produtividade […] é levado em consideração as informações provenientes dos levantamentos realizados em campo, mercadológicas e, como auxílio, modelos estatísticos”.
Vale lembrar, contudo, que os dados e informações a respeito desse segmento dos negócios agro do país serão atualizados ao longo dos próximos levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento. “Mensalmente, os dados de área, produtividade e produção são atualizados. A estimativa da produção leva em consideração as condições climáticas pontuais, observadas no período de levantamento, assim como os prognósticos para até o final do cultivo”, destacou o boletim da entidade. “Nas análises estaduais, são destacados os eventos mais relevantes ocorridos, como início de semeadura, eventos climáticos severos e situação de manejo ou inserção de novas culturas no estado”, acrescentou a publicação.
O levantamento da safra brasileira de grãos é realizado pela Conab desde a temporada 1976/1977.