Instituição sem fins lucrativos está com inscrições abertas para um treinamento focado na formação de futuros cientistas

No início de março, dia 9, o Instituto Serrapilheira — instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil — abriu as inscrições para um treinamento multidisciplinar focado na formação de futuros cientistas.

Trata-se da primeira edição do chamado Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas, lançado em parceria com o International Centre for Theoretical Physics – South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR). Ele é gratuito e direcionado a quem possui graduação completa em qualquer área ou vai se formar até o próximo mês de dezembro.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as notícias são de que o treinamento em questão — que tem como objetivo preparar futuros pesquisadores de ciências da vida com foco no uso da matemática, física e ciência da computação — será remoto. As inscrições vão até o dia 3 de maio.

“Da biologia à ecologia, buscamos pesquisadores em processo de formação que desejam enfrentar grandes perguntas e desenvolver pesquisa na fronteira do conhecimento.  Nosso intento, no longo prazo, é criar uma geração de jovens cientistas brasileiros e latino-americanos altamente qualificada, com habilidades quantitativas para abordar os sistemas biológicos complexos”, descreveu o Instituto Serrapilheira em seu site.

“Embora o bom desempenho acadêmico seja um fator significativo no processo seletivo, buscamos sobretudo jovens pesquisadores que demonstrem capacidade de enfrentar tarefas desafiadoras com rigor metodológico, visão crítica e potencial para buscar avanços na área das ciências da vida”, acrescentou a página online da instituição.

Ainda de acordo com o que explicou o Instituto Serrapilheira, para entrar no programa não é requerida nenhuma experiência de pesquisa no campo das ciências biológicas — contudo, “é imprescindível ter o domínio da língua inglesa e, em matemática, o conhecimento prévio de cálculo diferencial e integral (ambos os requisitos serão aferidos ao longo do processo seletivo)”.

“Buscamos estudantes ousados, com habilidades quantitativas, que não se limitem às fronteiras disciplinares e nutram um interesse sólido pelas grandes questões das ciências da vida”, ressaltou também o Instituto. Todas as informações sobre o Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas, e como proceder para ingressar nele, estão no site do Instituto Serrapilheira.