Juntamente com tudo o que eles dizem e escrevem sobre testes divididos e otimização de conversão, é fácil esquecer e perder de vista o fato de que essa técnica está, em geral, longe de ser a única maneira de avaliar a eficácia das alterações feitas.
Uma das opções alternativas é a análise de coorte, que, embora não tenha ganhado tanta popularidade entre os profissionais de marketing e otimizadores de CRO quanto os testes de divisão, ainda assim merece o estudo mais cuidadoso.
Você provavelmente acha que a análise de coorte é algo incrivelmente complexo e inacessível para o profissional de marketing médio, mas não é de todo. Uma coorte é apenas um grupo de objetos que estão nas mesmas condições sob a influência dos mesmos fatores por um determinado período de tempo. Por exemplo, uma coorte é um grupo de pessoas nascidas entre 1982 e 1989; ou sobreviventes sortudos de um acidente de avião; ou caminhoneiros fumantes.
Embora o teste dividido seja um estudo transversal, a análise de coorte envolve um estudo longo ou longitudinal (em um estudo longitudinal, uma amostra é examinada pelo menos duas vezes durante um certo período de tempo). A análise de coorte é amplamente usada nos círculos acadêmicos (por exemplo, em medicina, sociologia e psicologia), onde o estado de um objeto é medido várias vezes para rastrear alterações. No entanto, esse tipo de pesquisa também é muito útil para otimizar a conversão e a economia dos negócios.
A interatividade é um componente essencial de qualquer programa de otimização, porque o usuário que participa do estudo terá uma experiência completamente diferente da que participou no passado. A análise de coorte permite comparar os dados e notícias de ambos os grupos e revelar os padrões existentes.
A análise de coorte fornece informações que geralmente não estão disponíveis no teste de divisão. Isso se deve ao fato de que durante a análise de coorte, vários segmentos de usuários são rastreados. Em linguagem comum, uma coorte de marketing é um grupo de usuários que compartilham a mesma experiência durante um período específico. Por exemplo, podem ser pessoas que se tornaram seus clientes em fevereiro ou se inscreveram na demonstração do produto em março. O rastreamento da dinâmica dos indicadores de tais coortes, juntamente com os métodos de teste usuais, pode fornecer resultados verdadeiramente fenomenais e revelar seus clientes de um ângulo completamente inesperado.