Todos concordarão que o aplicativo deve ser fácil de usar, compreensível e conveniente, mas isso é suficiente? Muitas vezes esquecemos que uma parte importante do desenvolvimento de aplicativos é fornecer acessibilidade e gerenciamento fácil para todos e até para quem tem problemas de visão e deficiências físicas.
O Android oferece muitos recursos, mas geralmente são negligenciados durante o desenvolvimento e a implementação de projetos. A acessibilidade da API foi introduzida pela primeira vez no Android 1.6 (nível 4 da API), mas muitos desenvolvedores não estão familiarizados ou não estão interessados nisso.
A acessibilidade não deve ser secundária, porque é fácil e simples de implementar em sua aplicação, e hoje tentaremos fazê-lo.
Adicionando uma descrição de texto aos elementos da interface do usuário – Todo designer experiente sabe que uma interface bem projetada deve ser clara sem mais orientações. Mas nem sempre é esse o caso. Usuários com deficiência precisam de dicas de áudio e / ou visuais para navegar na interface mais simples que gerem economia de tempo e procedimento e é aqui que as Descrições de Conteúdo são usadas.
A descrição de conteúdo é a função de acessibilidade mais simples e uma das mais úteis. Isso é semelhante aos comentários no código. O Google recomenda o uso de descrições principalmente para os elementos ImageView, ImageButton e CheckBox, pois são mais necessários aqui.
As descrições são adicionadas de duas maneiras, usando o layout XML ou métodos Java tradicionais.
Se os elementos da interface mudarem de estado como um botão de alternância ou uma caixa de seleção, você precisará garantir que a descrição do conteúdo seja alterada dinamicamente, dependendo do estado.
Não inclua uma descrição se você não precisar, pois pode incomodar esses usuários.
Certifique-se de que cada elemento de entrada esteja focado e ajustado usando os botões de direção. Lembre-se de indicar visualmente o elemento em que o usuário se concentra destacando-o. Cada controle no Android possui esse recurso por padrão, mas se você criou seus próprios controles, torne-os focáveis.
A acessibilidade deve ser uma parte importante do seu desenvolvimento e como implementar vários recursos em um aplicativo Android. Cada desenvolvedor deve se concentrar em tornar os aplicativos acessíveis a todos, independentemente de como eles interagem com o dispositivo.