O período de desenvolvimento do produto é o período mais estressante ao iniciar uma inicialização. A necessidade de criar uma ideia única, mas ao mesmo tempo exigente, é assustadora. Assim que você dá um passo nessa direção, o crítico interno imediatamente o sobrecarrega com uma série de perguntas sobre o que aconteceria se:
Ninguém vai saber sobre o meu produto?
Alguém estará interessado no meu produto?
O mercado já está saturado com produtos similares?
A ideia é ambiciosa demais?
A ideia é muito simples e despretensiosa?
E esses são apenas alguns dos medos. Há um número infinito de perguntas semelhantes que podem confundir você instantaneamente. Mas, em vez de entrar em pânico, é importante destacar três pontos principais para testar sua ideia:
Quem é meu cliente?
quais são as necessidades dele?
Como posso ajudá-lo a conseguir o que quer?
Se você puder responder completamente a essas três perguntas, todas as outras respostas poderão ser encontradas sem dificuldade.
Como ter uma ideia para um produto?
Como mencionado acima, ao desenvolver um produto, o mais importante é avaliar corretamente a ideia, respondendo a várias perguntas sobre o público-alvo.
Quem é meu cliente? Dizer que seus clientes estão por toda parte é estúpido, simplesmente porque não é verdade. Embora você possa aplicar seu produto a um público bastante amplo, isso não significa que todos e todos gostarão. Algumas pessoas não gostam da sua marca sem motivo, e isso é bom. Sua tarefa é concentrar seus esforços nesse pequeno grupo de consumidores que apreciarão sua oferta e contarão a pessoas com a mesma opinião.
Não importa se você já tem uma audiência ou está construindo um negócio do zero – é necessário ter um entendimento claro de quem é a sua oferta e seu potencial de economia. Lembre-se de que o retrato inicial de um cliente pode mudar à medida que você continua a desenvolver e aprimorar seu produto. Vale a pena notar que conhecer o público-alvo não é o primeiro passo que você deve dar. Você não poderá encontrar um cliente sem ter decidido sobre a ideia do produto. Então, por que essa pergunta está no começo? Ele só precisa ser sempre lembrado.