Em meados de julho, dia 15, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), lançou o Plano Estratégico da Cidade para os próximos anos. Nele, constam 93 metas para serem cumpridas entre 2021 e 2024, e uma previsão de investimento que chega ao valor de R$ 14 bilhões.
Segundo as notícias da prefeitura do município, as metas para os próximos anos foram construídas dentro de seis grandes eixos:
- Cooperação e Paz;
- Igualdade e Equidade;
- Longevidade, Bem-estar e Território Conectado;
- Desenvolvimento Econômico, Competitividade e Inovação;
- Mudanças Climáticas; e
- Resiliência e Governança.
“Para atingir os 93 objetivos, o município desenhou 54 iniciativas que se desdobram em 235 projetos a serem executados em diversos setores”, destacou também o site da prefeitura — que ainda pontuou que “a maior parte dos objetivos está concentrada em ações de combate às desigualdades e promoção da equidade”.
Dentre as 93 metas, estão, por exemplo:
- Ampliar a cobertura do Programa Saúde da Família para 70% da população — garantindo, desta forma, a cobertura de 100% nas áreas mais pobres;
- Reduzir a taxa de desemprego anual de 14,7% para 8%;
- Reduzir a taxa de mortalidade infantil para menos de 10 a cada 1000 nascidos vivos;
- Diminuir em, pelos menos, 50% a população carioca que vive abaixo da linha da pobreza;
- Ter metade dos alunos da rede municipal estudando em tempo integral; e
- Expandir em 10% do tratamento de esgotamento sanitário na cidade.
Para elaborar esse Plano Estratégico, foram ouvidas mais de 300 especialistas que compõem o Conselho da Cidade, bem como 40 representantes do Comitê de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável. O município carioca também recebeu mais de 20 mil sugestões da população por meio das enquetes do Participa.Rio., além de levar em consideração as propostas de alunos das redes públicas e privadas do município.
Saiba mais sobre o Plano Estratégico da Cidade e conheça as 93 metas instituídas pelo documento!