Foi em participação da cerimônia “Homem das Comunicações do Ano”, no dia 19 de agosto de 2019, que a plataforma da Toyo Setal Empreendimentos, uma ferramenta digital nomeada de Portal EPC Conectado, recebeu homenagem da Associação Brasileira das Empresas de Engenharia e Profissionais das Telecomunicações e Infraestrutura/TI (ABERIMEST) — entidade responsável pela condecoração. No evento, que aconteceu na cidade de São Paulo (SP), estavam líderes do setor industrial e representantes do governo.
Além dessa homenagem, o Portal EPC da Toyo Setal já foi bem reconhecido outras quatro vezes desde o início da sua construção (há cerca de uma década). Três dos prêmios foram internacionais, da multinacional britânica de tecnologia da informação Aveva; e o outro foi um prêmio da Petrobras.
Mas e os motivos de tantos “aplausos”? Trata-se do fato de o Portal da companhia de São Paulo ser capaz de reunir, através da web, todos os envolvidos no projeto: como é o caso da empresa, do cliente e dos fornecedores, por exemplo.
Sobre todo esse reconhecimento do mercado, o Diretor Executivo (CEO) da EBR – Estaleiros do Brasil (empresa que compõe o grupo da Toyo Setal), Maurício Godoy, ponderou que esse se trata da comprovação que tal solução está entre as melhores do mundo e que agrega bastante valor à gestão dos contratos.
Mas, o que é, exatamente, o Portal EPC Conectado? Para alguns, a resposta pode não parecer muito simples: a ferramenta é um sistema capaz incorporar todos os processos e sistemas de desenvolvimento e gestão de Engenharia, Suprimentos, Construção e Comissionamento (EPC).
Por exemplo, com a ferramenta tecnológica da Toyo Setal, os dados de todas as disciplinas conseguem passar, de forma contínua, para outros sistemas — situação que permite identificar e gerenciar mudanças, além de ter informações para fazer o monitoramento de todo o EPC. O Portal também é capaz de promover a centralização e o armazenamento dos documentos, de eliminar a necessidade de documentos em papel, bem como de compartilhar as informações disponíveis no sistema com o cliente, através da interface WEB — nesse caso, permitindo ainda que o progresso do projeto e da obra em questão seja acompanhado instantaneamente. A solução da Toyo também é positiva em termos de evolução da governança, transparência e previsibilidade.