Design de UX móvel. Por que tudo deu errado?

Para o criador de aplicativos móveis, a vitória é um grande número de downloads e, em certa medida, é. Mas esse gosto de vitória perde gradualmente sua doçura quando você percebe que o número de downloads não se transforma no número de usuários ativos nem estimula a economia.

Essa excitação inicial desaparece quando você percebe que o valor do que não é aplicado na prática desaparece. Mas há boas notícias – isso pode ser evitado. Existem várias maneiras de criar um aplicativo que agrada aos usuários e atrai novos, mas você precisa identificar algo especial que ajudará seu aplicativo a suportar uma concorrência tão acirrada.

Obviamente, um bom desenvolvimento desempenha um papel, mas encontrar um aplicativo bem desenvolvido não é uma tarefa difícil.

Então qual é o problema? Se você observar um grande número de aplicativos, poderá encontrar um aplicativo que se tornará um tipo de modelo: um design de interface de usuário fantástico (experiência do usuário – UX). As melhores aplicações vão além do uso comum e levam os usuários a um estado incomum de clarividência. Em um estado em que cada toque é intuitivo e não requer repensar.

Existem muitos fatores que podem levar a um excelente design de UX móvel, mas muitos fatores podem fazer as coisas darem errado.

Falha ao testar o aplicativo – Você conhece sua aplicação em todos os lugares. Você começou a trabalhar nele, projetou, desenvolveu, lançou e vendeu. Você, como ninguém mais, entende seus objetivos, como gerenciá-lo corretamente, mas somente você sabe tudo isso.

O que devo fazer se, de repente, acontecer que, para outros usuários, o gerenciamento do aplicativo não será tão óbvio? Um dos erros mais comuns e fatais que o criador pode cometer é impedir que outras pessoas, seja uma família, amigos ou um grupo de testadores, testem seu aplicativo. Eles têm um recurso que você não pode substituir por nada – uma nova aparência.

Dê a eles a oportunidade de compartilhar seus pensamentos sobre a interação inicial, o que funciona bem e o que deve ser considerado. Esta será uma lição valiosa que o ajudará a otimizar adequadamente o aplicativo para seus usuários.

Se você estiver pronto para testar o aplicativo, precisará considerar três elementos principais: o ambiente de rede, os objetivos do dispositivo e os tipos de teste (funcionalidade, apresentação externa, segurança e conformidade com os padrões).