Vantagens e Desvantagens do Trabalho em Casa

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas. Porém, não só de flores é feito um negócio desenvolvido no conforto de um lar. Existem muitos obstáculos no caminho, e você precisa saber lidar com eles, caso queira ter sucesso no seu novo empreendimento.

Uma das principais vantagens de se trabalhar em casa é que você poderá montar o seu escritório em qualquer cômodo da sua residência, ou seja, não haverá custos referentes ao aluguel, além disso, o empreendedor irá economizar tempo e dinheiro, pois não precisará mais desperdiçar o seu tempo no trânsito. Os altos gastos com alimentação não serão mais um problema, pois você poderá almoçar em casa, junto com a sua família. Dependendo do trabalho que será desenvolvido em casa, o investimento necessário poderá ser irrisório.

Entretanto, como foi mencionado no início do artigo, nem tudo são flores no home office. Nesse caso, um dos principais problemas é a falta de organização, você precisa organizar a sua rotina de trabalho, reservar um local da sua casa para o trabalho ser desenvolvido sem distrações. O seu horário de trabalho deve ser previamente definido, não vale acordar num dia às 7 horas e no outro às 11 horas, você precisa levar o seu trabalho em casa a sério, aliás, a falta de gestão do tempo poderá comprometer o seu negócio. Além disso, não misture o seu trabalho com as coisas do lar.

Um outro ponto que precisa ser mencionado, é a finança do seu negócio em casa, é essencial saber administrar as finanças corretamente. Para isso, registre todo o dinheiro que entra e sai numa planilha, em um caderno, ou até mesmo em um aplicativo de gestão financeira. Lembre-se, em hipótese alguma misture as contas do seu negócio com as suas contas pessoais.

Além disso, saiba que o trabalho em casa poderá ser angustiante para você que gosta de interagir com os seus colegas de trabalho. Se você pretende trabalhar sozinho, a solidão é mais uma das desvantagens do home office.

O site da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (Pegn), fez uma seleção de alguns trabalhos que podem ser desenvolvidos em casa, entre eles, técnico de informática, diagramação e design, web designer e programador, decoradora de bolos, secretária remota, entre outros. Porém, não se limite aos trabalhos listados aqui, você poderá desenvolver o trabalho que quiser, desde que ele seja financeiramente sustentável.

Hoje, o trabalho em casa já é uma realidade para muitas pessoas, entretanto, existem vários desafios que esperam o empreendedor que optar por esse caminho. Antes de iniciar o seu negócio, estude de uma forma minuciosa o seu mercado de atuação, conheça os principais problemas enfrentados pelos seus clientes, e ofereça a sua solução. Aprenda como conquistar novos clientes e execute o seu trabalho com excelência.