Pensando em abrir o seu próprio negócio? Evite os erros mais comuns com essas 5 dicas

Abrir o próprio negócio e tornar-se chefe de si mesmo é o sonho de muitos brasileiros. Conquistar a liberdade para trabalhar de acordo com as próprias regras e com aquilo que mais gosta pode representar uma revolução na vida de uma pessoa e um abandono definitivo daquele cargo entediante.

Mas empreender não é tão fácil quanto muitos pensam. E é nas atitudes mais simples que a maior parte dos erros são cometidos. Conheça cinco dicas para evitar tropeços no seu primeiro negócio e alcançar uma história de sucesso.

1 – Não deixe que seu sonho ofusque seu senso crítico

Quando se deseja muito alguma coisa, é normal que não se esteja disposto a percebe-la por todos os seus ângulos. Esse é um grande perigo a que estão sujeitos os empreendedores de primeira viagem: não perceber os pontos negativos do negócio.

É fundamental estar envolvido de corpo e alma com o projeto, mas antes de investir, deve-se traçar um plano de negócio. É muito importante estudar os principais riscos do investimento. E mais: ser flexível e adaptar-se às mudanças do mercado pode fazer toda a diferença.

2 – Faça o planejamento financeiro

É comum que os empreendedores economizem dinheiro apenas para começar o negócio. Mas, como geralmente é preciso um tempo até que ele comece a dar lucro, muitas acabam por quebrar devido à falta de um planejamento financeiro adequado.

Uma boa dica é acumular capital suficiente para pagar as contas do projeto por pelo menos um ano. Assim haverá tempo para ele andar com as próprias perdas.

3 – Antes de investir, estude.

Agora que o capital foi acumulado, é preciso ir com calma. A melhor forma de proteger o dinheiro é estudar os mercados e perceber se eles estão em expansão ou retraindo-se.

Outro bom conselho é procurar conhecer as necessidades e os problemas das pessoas. As suas soluções podem ser a base de um negócio de sucesso.

4 – A propaganda é a alma do negócio

É fundamental saber como o produto vai chegar ao conhecimento do cliente. Por isso, deve-se estar preparado para investir em propagandas e pensar em estratégias de marketing adequadas. O marketing digital – que usa as redes sociais para divulgação de um produto– pode substituir com eficiência os veículos tradicionais, ainda que seja mais barato.

5 – Acha que é fácil ser chefe? Não é bem assim…

Muitos assalariados pensam em abrir o próprio negócio para escapar do trabalho pesado. Eles costumam se desapontar logo no início, quando percebem que deverão trabalhar muito mais como chefes do que como empregados. Por isso, é importante pensar duas vezes antes de se buscar ser chefe simplesmente para descansar e relaxar

 

Fonte