Negócio bilionário é fechado por Natura na compra de The Body Shop

Negócio estimado em € 1 bilhão é fechado pela Natura Cosméticos na compra da marca britânica mundialmente conhecida, a The Body Shop. O anúncio aconteceu no dia 7 de setembro de 2017, onde a empresa se pronunciou confirmando a compra bilionária.

As ações da The Body Shop que antes eram da marca L’Oréal, foram todas compradas pela Natura, sendo assim a empresa brasileira passou a ser totalmente dona das ações da marca britânica.

A Natura disse em nota sobre o negócio firmado entre as empresas: “Todas as condições precedentes para o fechamento da operação foram cumpridas, incluindo as aprovações pelas autoridades de defesa da concorrência no Brasil e nos Estados Unidos da América”.

Esse é um forte passo, segundo a empresa brasileira, para a formação de um grupo de cosméticos a nível multicanal, onde há a união de três grandes marcas do ramo: The Body Shop, Natura e Aesop. As três empresas representam um total de operações em 69 países, sendo 18 mil colaboradores em todo o mundo, 3.200 lojas espalhadas e um total de 1,8 milhão de consultoras, segundo os dados da Natura.

A conclusão da compra foi comemorada pelo co-presidente do Conselho de Administração da Natura, Guilherme Leal. “Estamos entusiasmados em receber a The Body Shop no grupo Natura. Esta aliança cria uma combinação de empresas que compartilham um propósito comum e vai muito além das práticas usuais. Uma nova força para o bem está tomando forma”, afirmou Guilherme Leal.

A marca britânica The Body Shop foi fundada pela empresária também britânica, Anita Roddick, no ano de 1976. Ela ficou fortemente conhecida por implantar o fim dos testes de cosméticos realizados em animais. No entanto, a empresa passou a ser do grupo francês L’Oréal em 2006, após uma venda no valor de € 652 milhões.

Por causa do crescimento expansivo de novas marcas no mercado oferecendo os mesmos produtos, a marca britânica perdeu espaço e passou por uma forte queda nas vendas, ainda mais dentro do território nacional.

Até ser vendida para a empresa brasileira, que promete alavancar novamente as vendas da The Body Shop. Fundada em 1969, a Natura possui ainda o seu fundador, Luiz Seabra, como o seu maior acionista.