Manaira Shopping de Roberto Santiago mostra que shoppings não foram afetados com a crise

De acordo com um estudo desenvolvido pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), no ano de 2015, apesar do cenário de crise, o segmento teve um crescimento de cerca de 6,5% em todo o Brasil. Em termos de faturamento, este foi de aproximadamente R$ 150 bilhões.

No caso da Paraíba, o cenário atual de crise econômica parece não ter afetado os shoppings centers, pois eles permanecem dando bons lucros. Entre os exemplos, é possível citar o Manaira Shopping, do empresário Roberto Santiago, que cresce anualmente em faturamento e volume total de visitantes.

Essa pesquisa, feita pela Abrasce em parceria com o Grupo de Estudos Urbanos (GEU), trouxe boas notícias para o setor em meio a todas as incertezas causadas pelo período de recessão econômica, tendo em vista que indicou o imenso potencial de crescimento desse segmento. O estudo informou também que existem 538 centros de compras em todo o Brasil, e além disso, outros 30 se encontram na fase final de construção, com expectativa de serem abertos aos consumidores em breve.

Ainda segundo o levantamento, o Nordeste é a segunda maior região do Brasil no que diz respeito ao número de vendas feitas pelos shoppings centers, ficando atrás somente da região Sudeste. Na Paraíba, especificamente, o centro de compras de Roberto Santiago é uma das maiores razões desse setor continuar se desenvolvendo no estado e combatendo o cenário crise.

Considerado um dos shoppings mais importantes do Nordeste, o Manaira Shopping de Roberto Santiago conta com a maior área locável entre os centros de compras da Paraíba, com aproximadamente 75 mil metros quadrados. Para Rafaella Barros, gerente de marketing do shopping, o segredo do sucesso do Manaira está na tentativa constante de se reinventar adotada pelo empreendimento, que está sempre buscando trazer mais opções de lazer para o público, através de amostras, eventos e exposições realizadas em sua área multiuso.

Tudo isso tem feito com que a instabilidade econômica atual não cause impactos negativos aos shoppings centers do estado. Para entender melhor essa questão, foi feito um levantamento para medir o grau de confiança dos empresários que trabalham nesse segmento em todo o estado da Paraíba. Através dele, concluiu-se que cerca de 60% dos empresários disseram que o período de crise econômica não impactaria de forma negativa nos seus negócios. Dentre os empresários entrevistados, 40% disseram ainda acreditar que o segmento continuará crescendo em níveis similares ao período que antecedeu a crise.

Natural da cidade de João Pessoa, Roberto Santiago estudou em um dos melhores colégios da capital paraibana, o Marista Pio X. Depois, ele escolheu fazer Administração no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), e trabalhou por alguns anos na Café Santa Rosa, até decidir que queria abrir o seu próprio negócio.

Após algumas tentativas, Roberto Santiago escolheu investir na área do loteamento, investimento este que deu certo e foi determinante para que ele se tornasse um dos empresários mais bem-sucedidos do Nordeste. Atualmente, ele é dono de dois shopping centers de grande parte, o Manaira, que conta com mais de 300 lojas, e o Mangabeira Shopping, um empreendimento moderno e espaçoso, situado na zona sul de João Pessoa.