Formas de conseguir capital para começar um próprio negócio

O maior empecilho que se tem para o início de um próprio negócio, é sem dúvidas a falta de capital inicial. É uma grande barreira para a colocação de uma grande ideia de negócio poder fluir. Alguns empreendedores que estão prestes a começar a investir, ainda acham que para começar algo deve-se ter muito dinheiro, coisa que não é verdade. Quando damos um giro pela história de grandes empresas que começaram com praticamente nada e se tornaram grandes marcas, fica claro que é possível para todos que almejam iniciar um próprio negócio.

Os valores podem ser os mínimos possíveis a se pensar, e estão relacionados diretamente com o empreendimento em vista. Existe planejamento para isso e o Sebrae oferece isso através do programa Empretec.

São vários os exemplos, e seguindo este programa oferecido pelo Sebrae, os empreendedores são desafiados a gerar capital partindo praticamente do zero, o surpreendente é quando eles conseguem gerar três, quatro mil reais em poucos dias. Um dos participantes conseguiu levantar quatro mil reais com a venda de berinjelas na conserva a partir de uma receita italiana passada pela sua avó.

O dinheiro que você precisa para investir está nas pequenas reservas criadas ao longo do tempo ou resultarão da venda de algum bem de consumo, um grande exemplo, é do Luiz Seabra, ele precisava de capital para poder reformar uma borracharia e sua alternativa foi vender um fusca, mais tarde essa borracharia acabou virando a Natura Cosméticos.

Perder a timidez e pedir dinheiro emprestado para algum amigo ou familiar pode ser uma boa forma de iniciar um negócio. No caso de Sam Walton, dono do Wal-Mart, o dinheiro para começar este empreendimento foi emprestado por seu sogro na época. Também não foi diferente com Jeff Bezzos, criador da Amazon.com, ele pediu dinheiro emprestado para familiares.

Antecipação de pagamento por parte dos clientes também é uma forma de gerar capital inicial, você oferece o serviço ou produto com a garantia de que o cliente obterá o produto ou serviço depois. Os fundadores da Tecnisa e Tecsis, Meyer Nigri e Bento Koike fizeram isso para gerar os recursos suficientes logo no início.

Existem casos que surpreendem com a forte acessão ao sucesso como é o caso da Rift que vendeu muito óculos de realidade virtual e obteve uma receita de US$ 2 milhões, assim como a Pebble, ela conseguiu a façanha de US$ 10 milhões em apenas 37 dias, os dois exemplos realizaram suas vendas via Kickstarter.

Emprestar dinheiro de um banco ou financeira é mais uma opção que deve ser levado em conta, o difícil é que as taxas cobradas por elas não são viáveis a investidores que pretendem ainda começar algo, geralmente elas nem emprestam pela falta de garantias pelo empréstimo.

Ainda assim, existem opções como o FINAME que é uma linha de crédito que o BNDES disponibiliza através de outros bancos. É voltado para empreendedores que pretendem adquirir maquinários, os juros são pequenos e o bem adquirido pode ser usado como uma forma de financiamento.

A conclusão é que existem muitas formas de uma pessoa começar seu próprio negócio, muitas delas são desconhecidas pela maioria, o melhor a se fazer é analisar muito do que foi passado aqui e as outras oportunidades que existem e acima de tudo, nunca desistir de tentar, pois lembre-se que a maioria dos grandes empreendimentos um dia começou do zero também.

 

Veja também, 7 vilões que roubam dinheiro do seu negócio sem você perceber.