Fenabrave divulga alta nas vendas de veículos no mês de novembro de 2017

A Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, revelou recentemente que o mês de novembro deste ano fechou com um registro de 14,6% de alta nas vendas de veículos novos no país. Segundo a federação, o dado é um resultado de uma comparação com o mesmo período do ano passado.

Ao todo, a Fenabrave divulgou que 204.188 veículos foram emplacados no mês de novembro, sendo esse número relativo a caminhões, ônibus, comerciais leves (furgões e picapes) e automóveis. Até agora, o mês que mais teve emplacamentos de veículos novos foi o mês agosto, que registrou um total de 216.534 emplacamentos neste ano.

Em relação ao acumulado do ano, a Fenabrave divulgou que o crescimento já chegou a 9,8%, o que significa que este ano deverá ser o primeiro ano em que o país registra alta nas vendas de veículos desde o ano de 2012. O resultado já era esperado pelas montadoras e pelos lojistas de veículos, contudo, a confirmação ocorreu através do resultado das vendas de novembro.

A federação ainda divulgou no mês de outubro deste ano, que a sua previsão para o término do ano seria de uma alta de 9,9% no total de vendas de veículos no país. Diante dos atuais resultados é possível dizer que o número está caminhando para este resultado. Contudo, a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, tem uma opinião mais conservadores em relação a esse crescimento. Em suas estimativas, a associação disse que o crescimento anual poderá chegar a 7,3% em comparação com o ano passado. As duas previsões foram lançadas no mês de outubro.

A Anfavea também estimou que a alta na produção de veículos para 2017 ficaria em 25,2%, mas o resultado já superou as expectativas da associação no mês de outubro, período em que registrou um total de 28,5% no acumulado do ano. Até o momento, a Fenabrave ainda não divulgou os números relativos a produção de veículos no país no mês de novembro deste ano.

Dentre os emplacamentos que ocorreram no mês de novembro, a Fenabrave divulgou que o total de veículos emplacados teve uma alta de 13,6% em relação ao mês anterior. Ao todo, foram emplacados 192.247 veículos novos, que registraram uma alta de 10% em relação ao acumulado do ano.

Já os veículos mais pesados tiveram uma alta ainda maior em comparação com o mês de outubro. Em novembro, os emplacamentos para este segmento teve uma alta de 45,4%, com um total de 5.495 veículos no país. Dentro desses números, uma parcela de 1.446 unidades de ônibus foram emplacados em novembro, o que significa uma alta de 80% em relação ao mês de outubro.