Entenda como a dívida pública federal torna mais difícil a vida do empreendedor!

Quando falamos sobre empreendedores, principalmente sobre aqueles que administram pequenos negócios, uma dificuldade que não podemos deixar de lado é o crédito. Sem esse recurso, manter uma operação ou adquirir novos insumos e equipamentos, pode ser uma árdua tarefa.

Para grandes empresas, que contam com garantias e um longo histórico de crédito, conseguir um empréstimo bancário é relativamente fácil. Mas o pequeno empresário, que muitas vezes não possui nenhum tipo de garantia, tem muitas dificuldades em conseguir empréstimos.

É claro que a pequena quantidade de bancos, que reduz a concorrência e, por consequência, acaba por padronizar os custos e os serviços bancários, é um dos fatores que dificultam a vida do empreendedor. Mas o governo, através do Tesouro Nacional, tem papel de destaque nesse problema.

Como o governo tem gastos maiores do que as quantias que arrecada com os impostos, ele emite títulos de dívida pública, o famoso Tesouro Direto, para financiar seus débitos.

Por ser garantido pelo próprio Tesouro Nacional, o Tesouro Direto é considerado o investimento mais seguro, por isso capta um grande número de investidores.

Quando o investidor compra um título público e deixa de investir em CDB, por exemplo, esse recurso acaba sendo usado para quitar despesas do estado. Se fosse destinado ao CDB, na certa seria utilizado para financiar crédito.

Como o perfil de investidor brasileiro prefere os títulos públicos, pela segurança que eles oferecem, os recursos para financiar empresários se tornam mais escassos. E isso torna o crédito mais caro e difícil.

Se o governo diminuísse a quantia de crédito que toma do mercado, os recursos para empreendedores aumentariam e, com mais crédito, empresas poderiam expandir mais suas operações. O que geraria mais empregos e até mesmo mais receitas para o estado, pois ele arrecadaria mais com os impostos.

Por tanto, é fácil presumir que a dívida pública federal dificulta a vida do empreendedor e atrapalha seus negócios.