Empreendedorismo e o desafio da inovação

criatividade-e-inovação

O princípio da inovação é olhar com os olhos do maior interessado, o cliente.

É necessário sair de trás da mesa e ir de encontro com o cliente, descobrir o que se espera de um produto ou serviço que já está sendo ofertado, o que falta ou pode ser melhorado.

Conhecer a real necessidade das personas que a empresa pode atender, e os nichos que podem ser explorados.

Abandone seu ego e seja um exemplo para sua equipe

Enquanto o empresário se glorifica de uma ideia genial, alguém já está ganhando dinheiro com ela. Deixar de olhar para si e buscar olhar em torno é um avanço, permitir olhar ainda mais longe através de uma equipe é um sucesso.

Crescer para inovar e não o contrário

Engana-se quem acredita que o crescimento de uma empresa se dá a partir da inovação de uma ideia. Inovar é estar um passo à frente do seu concorrente, e depende do crescimento e amadurecimento dos gestores.

Amadurecimento empresarial

Capacitar lideranças e ampliar o campo de visão, líderes engessados são os maiores impedimentos para o crescimento de uma empresa.

Marketing é a história bem contada e o final feliz é concretizar a venda do produto

O marketing é a melhor ferramenta para inovação, é através desse mecanismo que se leva uma nova proposta sobre um velho produto. A imagem de uma empresa está atrelada a prometer somente o que se pode cumprir, a responsabilidade é o que torna uma empresa idônea e confiável. Marketing é o único meio de se apresentar uma nova solução, de forma dinâmica e eficaz, para um maior número de clientes potenciais.

Aprender com os erros e acertos dos seus concorrentes, dividir experiências e multiplicar conhecimentos. É necessário injetar uma nova roupagem ao produto, mas observando a aceitação e fazendo as modificações necessárias.

Uma empresa está em processo de amadurecimento quando é capaz de realizar uma análise real do seu potencial e enfrentar um diagnóstico nem sempre satisfatório. É a partir daí que a inovação se faz, por ser o único tratamento eficaz contra as crises do setor, saturação e falência.