Empreendedores vendem ar puro para a China

Resultado de imagem

A poluição atmosférica crescente possibilita alguns empreendedores a buscar soluções inovadoras, e muitas vezes caras, a fim de respirar um pouco mais fácil. Envoltas pela fumaça espessa das fábricas ou sufocadas com venenos invisíveis dos exaustores dos veículos, muitas cidades em todo o mundo estão perdendo a batalha contra a poluição do ar.

Em alguns lugares, em média sete milhões de pessoas morrem devido aos gases nocivos e fuligem sendo bombeados para a atmosfera. Na China e na Índia, a porcentagem dessa poluição atmosférica é particularmente alarmante, causando três milhões de mortes somente nesses dois países. Isso está levando alguns cidadãos que respiram esse ar comprometido passarem a experimentar o ar engarrafado.

Um número crescente de empresas está comprimindo e engarrafando o ar fresco do campo e vendendo-o online. Parece uma piada (e foi no passado), mas a ideia é aumentar a conscientização e proporcionar às pessoas ar fresco.

Uma dessas empresas é a Vitality, com sede em Edmonton, Alberta, que coleta ar das Montanhas Rochosas canadenses e as compacta em contêineres. Uma única garrafa de oito litros de ar comprimido canadense – que vem com uma tampa spray projetado especialmente e máscara – detém cerca de 160 respirações e custa $ 24 por garrafa.

O executivo-chefe Moses Lam começou o negócio para vender o ar engarrafado como brindes de piada, mas a demanda pelo produto decolou de uma maneira surpreendente. Ele diz que a China, Índia e Coreia do Sul se tornaram os principais mercados da empresa. “Nossos mercados-alvo são lugares sufocados com ar poluído, e onde muitas pessoas realmente sofrem devido à poluição.

“Nosso ar é simplesmente uma experiência que muitos dentro da China e da Índia não irão conseguir experimentar”, diz Lam. Ele agora vende 10 mil garrafas por mês na China e espera aumentar esse número para 40 mil. Eles começaram a operar na Índia, onde esperam vender 10.000 garrafas por mês. Enquanto Lam diz “muitas pessoas compram nosso produto para usar como um presente”, ele acha que está em alguma coisa. “Para nós, é definitivamente um negócio legítimo. Nós seremos a próxima água engarrafada.”

Enquanto algumas das tendências de ar engarrafado parecem ser uma coisa passageira, parece haver um mercado crescente para aqueles que procuram a amostra do ar para si também. Vitality não está sozinha. A empresa britânica Aethaer coleta ar da zona rural do Reino Unido e vende por £ 80 (US $ 103) por unidade do produto. O fundador de Aethaer, Leo De Watts, começou a prática como uma “obra de arte ambiental”, cunhando o termo brincalhão “agricultura aérea” pelo método usado para capturar o ar.

Preocupado com o fato de que a escala da poluição atmosférica global era difícil de compreender através das estatísticas, ele começou a Aethaer para aumentar a conscientização sobre a questão. O dinheiro dos frascos de ar é reinvestido para criar máscaras de respiração mais baratas.