É possível investir sem ter dinheiro

A maioria das pessoas acreditam que é preciso ter dinheiro para empreender, o que não é verdade. Empreender é mais que abrir um negócio, existem empreendedores que trabalham com carteira registrada, tem patrão, e cumprem com horário de trabalho, mas que são a diferença dentro da empresa que trabalham. Essa diferença se chama empreendedorismo, que nada mais é do que aquela fonte inesgotável de inovar e arriscar. Sendo assim, o empreendedor está sempre em busca de algo novo e principalmente, de superar obstáculos.

Um desses obstáculos, para quem quer empreender, é o dinheiro para investir. Se o empreendedor é capaz de superar obstáculos, é totalmente aceitável que ele possa empreender sem ter dinheiro, por isso é correto afirmar que de fato, é preciso ter dinheiro para investir, porém, esse dinheiro não precisa ser seu.

O maior exemplo de empreendimentos sem dinheiro são os bancos, que usam o dinheiro das pessoas que depositam neles, para investir em diversos segmentos como, por exemplo: renda fixa. Outros exemplos são os empreendedores que conseguem expor de forma muito atrativa suas ideias e chamam a atenção de grandes investidores que injetam dinheiro para a realização daquela ideia. Grandes empreendedores emergiram dessa forma, um deles o Steve Jobs, que não tinha dinheiro quando começou, mas tinha uma ideia inovadora e mais que isso, conseguiu vender a sua visão de negócio para pessoas que queriam investir.

O fato é que existem muitas pessoas que querem empreender, mas não tem nenhum dinheiro e existem muitas pessoas que também querem empreender, porém, tem tanto dinheiro que não sabem onde investir. Quando esses dois tipos de empreendedores se unem, eles formam uma ponte para a realização da grande ideia. Quem tem muito dinheiro e quer ver seu dinheiro aumentar, procura diferentes tipos de investimentos, como: investir em empresas, rendas fixas, ações de empresas, e ideias que tem alguma perspectiva de dar certo. Por isso, se você tem uma ideia brilhante, sabe que vai dar certo, mas ainda não tem dinheiro para realizar, uma das formas de você fazer esse sonho virar realidade, é vender a sua ideia para aqueles que querem investir.

Existem ainda maneiras de arrecadar dinheiro para o investimento, como conseguindo um empréstimo no banco, ou crédito pessoal, mas todas essas maneiras tem os seus contras em comum, que são a alta taxa de juros. Por isso, vender parte do seu projeto para um investidor, é sem dúvida a melhor maneira de empreender para quem não tem dinheiro para investir. E para que o investidor se convença de investir em seu projeto, ele irá avaliar se a sua ideia realmente tem chances de dar certo e se você tem capacidade de colocar aquele plano em pratica. Para grandes ideias e para pessoas que tem capacidade para colocá-las em ação, sempre irá existir a possibilidade de empreender mesmo sem dinheiro algum.

Veja também 5 dicas para encontrar um investidor para o seu projeto.