Duda Melzer, chairman do Grupo RBS, prestigia edição do Fórum Respostas Capitais

Eduardo Sirotsky Melzer é chairman do Grupo RBS, um conglomerado de mídia brasileiro fundado no final da década de cinquenta por seu avô, Maurício Sirotsky Sobrinho. Embora esteja à frente de um negócio de família do qual é herdeiro natural, Duda Melzer, como é mais conhecido, não chegou à posição sem antes ter de mostrar seu valor. O jovem executivo precisou escalar a hierarquia da empresa e provar que tinha condições de comandar os negócios de modo competente.

Para isso, além de usar suas reconhecidas habilidades de liderança, Duda Melzer preparou-se academicamente em instituições de excelência, havendo cursado Administração na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e obtido o grau de Master in Business Administration – MBA na Harvard Business School.

Uma das características mais marcantes do modo como Duda Melzer conduz os negócios é a generosidade com que estimula iniciativas que surjam no campo de atuação das empresas do Grupo RBS. É o caso, por exemplo, do Fórum Respostas Capitais, um projeto gerado e desenvolvido no âmbito do Jornal Zero Hora – ZH e confiado à direção da jornalista e colunista Marta Sfredo.

A atividade segue o estilo talk show, em que Marta recebe pessoas do mundo corporativo para tratar de temas ligados à Economia. A jornalista se faz acompanhar de convidados que também interagem com o entrevistado e garantem o clima descontraído da conversa.

O acerto da iniciativa pode ser medido pela quantidade de edições do evento. Já foram nove desde o lançamento, que aconteceu em novembro de 2015. Nas primeiras oito edições, os entrevistados foram Eduardo Logemann, presidente do Grupo SLC; Alexandre Gehlen, diretor da Rede InterCity; Agnelo Seger, presidente do Grupo Herval; Clenir Wengenowicz, dona das Lojas Tok; José Galló, presidente das Lojas Renner; Ricardo Felizzola, CEO da HT Micron e presidente do conselho de administração do Grupo Parit; Haro Burmann, CEO do Estaleiro Atlântico Sul; e José Renato Hopf, fundador da 4All.

Na edição mais recente, que aconteceu no último dia 4 de maio, o Fórum recebeu Clóvis Tramontina, presidente da Metalúrgica Tramontina, empresa que figura entre as maiores do Brasil. Clóvis discorreu sobre a história da empresa, contou sobre a presença da marca no exterior e falou sobre planos para o futuro.

Duda Melzer, que esteve presente à atividade, identificou-se particularmente com a visão do entrevistado no que diz respeito ao relacionamento que as instituições devem manter com seus colaboradores. Clóvis frisou que toda empresa é feita de gente, não de equipamentos ou de produtos. Disse ainda que essa premissa é levada tão a sério pela Tramontina que a empresa abriu mão de parte de suas margens de lucro para não ser forçada a demitir funcionários.

A cobertura completa da nona edição do Fórum Respostas Capitais pode ser encontrada na coluna +Economia que foi publicada no dia 9 de maio e que está disponível na página eletrônica do ZH.

Aqueles que preferem as redes sociais podem ter acesso ao conteúdo integral da entrevista nas contas do Twitter e do LinkedIn de Duda Melzer.

Atualização – 04 de Julho de 2017: 

No mês de junho e empresário foi indicado com outro brasileiro, pelo “17 Next Generation Family Enterprise Leaders to Watch in 2017”, realizada pelo instituto de pesquisa e educação Cambridge Institute for Family Enterprise.

A lista elaborada por um time de especialistas colocou Duda Melzer na lista de líderes a serem observados em 2017, juntamente com o brasileiro Ricardo Villela Marino, do Itaú Unibanco.

Essa é a terceira vez em que o executivo configura a lista.