Conheça o canal que promove o empreendedorismo em regiões da periferia de São Paulo

Com o intuito de difundir as atividades empreendedoras nas regiões da periferia, alguns jovens reuniram-se para aumentar a exposição dessas áreas. Estima-se que o capital gerado nesses locais alcance o montante de R$ 68,5 bilhões ao ano. De acordo com informações levantadas pela Data Popular, uma empresa especializada em consultoria empresarial, houve aumento de 56% da capacidade dos moradores no que se refere à prática de diversos tipos de negócios.

Preocupados com a questão empreendedora, Heloísa Ferreira e Jeferson Delgado resolveram criar um canal no Youtube. Chamado de Favela Business, ele serve para que os negócios sejam ao mesmo tempo incentivados e divulgados através de vários tipos de atuação. Com a apresentação de danças, músicas, além da mostra de artigos de moda e até mesmo a comercialização de bens e serviços, os jovens que possuem 19 anos empregam mecanismos do campo da comunicação como meio de alcance de um público cada vez maior.

A idealização surgiu a partir das primeiras impressões que Jeferson, um estudante de jornalismo e designer, teve ao começar seu curso no ano de 2016. Nascido na periferia da capital paulista, ele passou toda a sua vida morando no local e sempre demonstrou tino para os negócios. A parceria com um amigo, entretanto, foi determinante para que aumentasse seu interesse pela comunicação, uma vez que passou a conhecer e utilizar alguns equipamentos típicos do ramo.

Ao conhecer Heloísa, que estuda no NCN (Núcleo de Consciência Negra), Jeferson pôde concretizar seu projeto com maior desenvoltura. A jovem cursa Gestão de Turismo e ficou com a responsabilidade de cuidar da parte fotográfica, onde dirige e edita as informações, além de produzir diversos conteúdos para o canal. Como resultado dessa interação, o Favela Business retrata a realidade das pessoas que moram na periferia.

Heloísa afirma que a comunidade em que tais pessoas vivem abriga uma série de casos de sucesso nos negócios, ainda que muitos desses empreendedores tenham passado por sérios problemas em suas trajetórias pessoais. A estudante se preocupa em proporcionar um ambiente onde os jovens possam ter a realização de seus sonhos incentivada.