Como analisar o ambiente interno e externo do seu negócio? Use a Matriz SWOT

Você sabia que existe uma ferramenta capaz de identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio? Além disso, ela possibilita mapear as oportunidades e ameaças que rondam o seu empreendimento. Essa ferramenta se chama Matriz SWOT. Leia esse artigo até o fim e aprenda como usá-la.

A sigla SWOT, vem das iniciais das palavras inglesas Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). O objetivo de uma análise SWOT surge da necessidade de analisar o nosso ambiente interno e externo, nesse sentido, podemos fazer isso através da identificação desses quatros pontos:

1 – Forças:

As forças do seu negócio são os elementos internos que agregam benefícios e vantagens para o seu empreendimento.

Nesse sentido, essas forças podem ser: uma equipe muito bem treinada, uma localização privilegiada etc.

Dessa forma, identifique o maior número de pontos fortes, e a partir disso, trabalhe em cada um deles, com o intuito de maximizá-los ou de protegê-los de eventuais fatores negativos.

2 – Fraquezas:

As fraquezas, são os elementos internos que prejudicam o seu negócio. Como: uma equipe pouco qualificada, produtos de baixa qualidade etc.

Do mesmo modo, procure trabalhar em cada ponto fraco, com o objetivo de minimizá-los.

3 – Oportunidades:

As oportunidades fazem parte do ambiente externo à sua empresa, e elas são positivas para o desenvolvimento do seu negócio. Nessa perspectiva, você deve aproveitá-las ao máximo.

Exemplos: uma nova lei que beneficie o seu segmento, uma nova tecnologia etc.

4 – Ameaças:

As ameaças são os elementos externos ao seu negócio, nesse caso, elas podem atrapalhar os seus planos.

Exemplos: novos concorrentes, escassez de mão de obra qualificada no mercado.

Como foi dito durante esse artigo, busque identificar todos os elementos presentes no seu negócio, as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A partir disso, reflita sobre cada um deles e desenvolva um plano de ação com o objetivo de maximizá-los ou de minimizá-los, dependendo do ponto em questão.

Uma análise SWOT pode auxiliá-lo em muitos sentidos, como na identificação de novos mercados que podem ser explorados e no reconhecimento de suas falhas.