Aprenda a fazer um Plano Operacional para o seu negócio

A organização é fundamental para fazer a sua empresa se destacar no mercado. Para organizar o seu negócio aprenda a fazer um plano operacional, dessa forma, você poderá determinar as operações que serão necessárias para a realização dos objetivos organizacionais. O plano operacional busca gerar resultados a curto prazo, descrevendo as tarefas que deverão ser executadas por cada colaborador. O plano operacional apresenta a rotina de atividades da sua empresa.

O plano operacional irá estabelecer o que fazer, por que fazer, quem irá fazer, quando fazer, onde fazer, como fazer e quanto tudo isso irá custar para ser implementado. A melhor forma de responder a todas essas perguntas é utilizando a ferramenta 5W2H, que significa: O que (What), Por que (Why), Quem (Who), Quando (When), Onde (Where), Como (How), Quanto (How much).

Além disso, procure especificar o prazo para a realização das tarefas, e não esqueça de definir as ferramentas e os recursos necessários para a concretização dessas metas.

Saiba como proceder em cada etapa da ferramenta 5W2H:

  1. O que (What)

Defina quais são os objetivos da sua organização. Para facilitar essa tarefa, especifique os objetivos principais e os objetivos secundários.

Um exemplo para exemplificar essa etapa: A criação de um site.

  1. Por que (Why)

Para motivar a sua equipe de trabalho, especifique o motivo da elaboração desse plano operacional.

Um exemplo para justificar a criação de um site: Aumentar o número de clientes.

  1. Quem (Who)

Nessa etapa do seu 5W2H, defina os responsáveis pela execução da atividade. Não esqueça de justificar os motivos que fizeram você escolher determinado colaborador, dessa forma, o funcionário se sentirá mais valorizado.

Um exemplo para essa etapa: Responsável, João Pedro. Justificativa: João Pedro possui conhecimentos em TI e em marketing digital, por esse motivo ele foi escolhido para executar essa tarefa.

  1. Quando (When)

Quando essa atividade deve ser feita? Estabeleça os prazos para o início e o término dessa tarefa.

Exemplo de prazo: De 15/04/2017 a 25/04/2017.

  1. Onde (Where)

Especifique onde a atividade deverá ser realizada.

No exemplo desse texto, a criação de um site, o responsável por essa atividade, o João Pedro, irá executar essa tarefa na sua sala de trabalho, através de ferramentas e recursos online.

  1. Como (How)

Nessa etapa iremos detalhar como a tarefa será executada.

Poderíamos contratar uma agência especializada na criação de sites, entretanto, no nosso caso, essa tarefa foi encaminhada para um dos nossos colaboradores, o João Pedro.

  1. Quanto (How much)

Quanto a tarefa irá custar para o cofre da empresa? O custo das ferramentas necessárias, pessoas envolvidas e dos equipamentos, etc.

Além disso, não esqueça de mensurar os resultados do seu plano operacional, dessa forma, você poderá saber se o seu plano precisará de modificações ou não.