5 perguntas que você deve fazer sempre que colocar um imóvel para alugar

Image result for aluguel de imovel

Quando os inquilinos em potencial acabam te procurando para tratar do aluguel de um imóvel, você deve ter um conjunto de perguntas que ajudará a assinalar os bons inquilinos dos maus imediatamente. É importante que você faça as mesmas perguntas qualificadas a todos os inquilinos para que você não seja acusado de discriminação. Aprenda 5 perguntas básicas que você deve fazer a um locatário.

1- Por que você está se mudando?

Esta pergunta pode dizer-lhe muito sobre o inquilino, então ouça atentamente. Ele pode ter razões legítimas para se mudar, como mudar de emprego ou querer mais espaço. Fique atento aos sinais vermelhos, como ser despejado, processos, se o inquilino manteve uma relação de desafeto com os proprietários ou vizinhos onde ele morou.

2- Quando você quer mudar?

Isso também pode contar muito sobre o inquilino. Se o inquilino quiser mudar-se amanhã, pode não ser a pessoa mais responsável. A maioria dos proprietários exige 30 dias de antecedência para rescindir um contrato. Obviamente, circunstâncias especiais se aplicam, como um corte salarial, uma transferência súbita de trabalho. Mas em geral, os inquilinos responsáveis iniciam sua busca de um imóvel com antecedência, pelo menos com um mês de antecedência da data de mudança.

3- Qual é o seu rendimento mensal?

Esta pergunta pode ajudá-lo a determinar se o potencial inquilino poderá pagar o imóvel. Você vai querer procurar um inquilino cuja renda mensal não seja inferior a duas vezes e meia o aluguel mensal. Por exemplo, se o aluguel mensal for de R$ 1.000, o ideal é que o inquilino ganhe pelo menos R$ 2.500 por mês.

4- Você terá o depósito de segurança e o aluguel do primeiro mês disponível no momento da mudança?

Isso falará sobre sua situação financeira. Se eles não tiverem dinheiro suficiente e pedirem que pague o depósito de segurança uma semana após a mudança, um pouco a cada semana ou similar, essa tendência continuará até que eles não possam mais pagar o aluguel mensalmente. Você não quer iniciar uma relação com um inquilino onde ele já lhe deve dinheiro.

5- Quantas pessoas viverão no imóvel?

Você vai querer procurar um máximo de duas pessoas por quarto. Quanto menor o número de pessoas no imóvel, menos desgaste você terá em sua propriedade ao colocá-la para alugar.