A filantropia tem ganhado força no Brasil nos últimos meses. Pelo menos é o que aponta o nomeado de “Monitor das Doações COVID 19”. A ferramenta é uma iniciativa da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), e reúne informações a respeito das doações realizadas no País durante esse período de pandemia do novo coronavírus (causador da COVID-19).
De acordo com os valores levantados pela ABCR, desde março até a última semana de junho, já haviam sido doados quase seis bilhões de reais para combater os efeitos do coronavírus no Brasil. O Monitor ainda mostra o número de doadores para chegar a esse montante: mais de 400 mil — divididos entre empresas; campanhas e lives; indivíduos e famílias; administração pública; fundações, institutos e fundos filantrópicos; sindicatos; cooperativas; e igrejas.
“O Monitor das Doações COVID 19 é atualizado diariamente pela ABCR com dados públicos, coletados diretamente na internet, ou que são enviados para nós. Nenhuma doação é somada se ela não tiver sido anunciada publicamente — os links são divulgados para conferência. Os números referentes aos doadores e às campanhas são checados para que não sejam contados duas vezes”, explica a página oficial da ferramenta.
O endereço online também pontua que a intenção da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, com o Monitor, “é consolidar e conhecer os números das doações realizadas em razão do coronavírus, promovê-las e inspirar ainda mais doações”.
A entidade, no entanto, esclarece que não realiza a intermediação entre doadores e organizações, e não faz fiscalizações. A responsabilidade por realizar a doação anunciada é de cada doador”, enfatiza a ABCR. Todos os números, e demais informações, podem ser conferidos em www.monitordasdoacoes.org.br.
Até o final de junho, dia 30, as notícias eram de que o Brasil contabilizava cerca de 1,4 milhão de casos confirmados de COVID-19; e já tinha mais de 59 mil vítimas fatais da doença. A atualização desses dados pode ser acompanhada em covid.saude.gov.br.