Harry Potter at Home é lançado para entreter as pessoas durante a quarentena

“Pais, professores e cuidadores que estão trabalhando para manter as crianças entretidas e interessadas enquanto estamos presos podem precisar de um pouco de magia, por isso estou feliz em lançar http://harrypotterathome.com” — essa foi a mensagem que a a britânica J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter, escreveu na sua conta no Twitter, no dia 1 de abril. A plataforma divulgada por Rowling foi pensada para quem está seguindo as recomendações de isolamento social dos órgãos de saúde do mundo inteiro, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

 Batizado de “Harry Potter at Home” (em tradução para o português: “Harry Potter em Casa”), o portal conta com diversos recursos — como jogos, testes, informações sobre as casas de Hogwarts e demais experiências interativas. Além disso, J. K. Rowling, também disponibilizou gratuitamente o audiobook da obra “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, primeiro livro da saga, em seis idiomas: inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e japonês.

Em sua página de apresentação, a plataforma acentuou: “Sabemos que todo mundo está tentando se manter seguro em casa no momento e, portanto, com JK Rowling e nossos amigos na Audible, Bloomsbury, OverDrive, Pottermore Publishing e Scholastic, temos o prazer de apresentar Harry Potter At Home para ajudar crianças, pais, cuidadores e professores adicionam um toque de magia de Harry Potter à nossa nova vida diária”.

COVID-19

No dia 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o surto da COVID-19, causada pelo novo coronavírus, tconfigura-se em uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional — este, por sua vez, é o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional.

No dia 11 de março seguido, as notícias forma de que o problema foi caracterizado pela OMS como uma pandemia — que é quando uma doença infecciosa deixa de ser local e se espalha, por exemplo, por um continente inteiro ou, mesmo, pelo Planeta (como é o caso atual). O isolamento social, ou seja, ficar em casa, é a medida mais indicada por médicos e infectologistas para conter a transmissão e disseminação do da COVID-19.