Empiricus supera os 365 mil assinantes e analise mudança societária

Enquanto o mercado segue esperando pela abertura do capital da XP Investimentos, a Empiricus, empresa brasileira que compartilha relatórios e conteúdos sobre investimentos, também planeja algumas mudanças estruturais de grande relevância. Segundo o que foi divulgado pelo jornal O Globo, os sócios de nacionalidade brasileira da empresa têm interesse de comprar a parcela das ações que foram adquiridas em 2013 pela Agora Inc, sediada nos Estados Unidos.

A EXAME apurou que representantes das duas companhias já estão avaliando a questão mais a fundo e todos os aspectos que envolvem essa possível compra, que impactará diretamente na estrutura societária da Empiricus. A revista EXAME também destacou que, até o momento, não existe indícios de que haverá uma valuation da companhia. Quando questionados, os executivos da empresa preferiram não comentar oficialmente sobre o caso.

A Empiricus foi fundada em 2009, e desde então vem conseguindo um ótimo padrão de crescimento, o qual apresentou índices ainda mais impressionantes ao longo dos últimos cinco anos. Nesse intervalo, o total de clientes da empresa interessados em receber os seus relatórios acerca do mercado de capitais se multiplicou em dez vezes, alcançando a marca de 365 mil assinantes.

Aproximadamente um ano atrás, a Empiricus fechou uma parceria de negócios com a Vitro, gestora que conta em seu quadro de sócios com o executivo Paulo Lemann, filho do bilionário Jorge Paulo Lemann. Em pouquíssimo tempo, o acordo entre ambas as companhias já começou a contribuir para o crescimento da Vitreo, que se expandiu em cerca de 10% ao mês, alcançando o impressionante número de 40 mil clientes. De acordo com a EXAME, apesar das mudanças esperadas dentro da empresa de conteúdos de investimento, essa parceria comercial continuará sendo prestigiada no futuro.

Desde 2019, a Empiricus já vem adotando algumas alterações pontuais, como a mudança nas funções de dois executivos que estão entre os seus sócios-fundadores. Ao tempo em que Felipe Miranda se tornou CIO (Diretor de Investimentos), o mais novo encarregado pelas perspectivas de negócios da empresa, Caio Mesquita retornou ao posto de CEO, que já havia ocupado anos antes.

Pensando em seu futuro, a empresa vem estudando novos planos e metas para continuar se expandindo no mercado nacional, o que inclui adentrar em novas áreas e até mesmo abrir o seu capital, o que está sendo feito recentemente pela XP Investimentos. Antes disso, no entanto, a companhia necessita solucionar um assunto que permanece pendente com a CVM, em relação a um processo administrativo aberto pelo órgão regulador no ano de 2018. Após ter algumas discordâncias com a CVM anteriormente, a empresa modificou sua postura e tem demonstrado um esforço crescente para estreitar sua relação com os reguladores, tanto do meio editorial, como também do mercado de capitais. Para isso, a Empiricus investiu na adoção de um avançado departamento de compliance, anunciando o mesmo como uma forma de assegurar que suas operações cumpram com todas as leis e normas vigentes, uma estratégia de modernização sem igual, quando comparada as demais companhias que atuam nesse mesmo setor.