Será que você está pronto para adotar um cachorro?

Adotar um cachorro é um ato de amor, mas também requer muito planejamento. Assim como uma criança, o animal é indefeso e depende exclusivamente do dono para se alimentar e ter todos os cuidados necessários.

Por isso, antes de adotar um pet, é preciso avaliar se você tem condições financeiras para isso. Afinal, ele precisa comer uma ração de qualidade, ir ao médico veterinário receber vermífugos e vacinas. Tudo isso resulta em gastos.

Outro ponto importante é avaliar se você tem espaço para ter um animal grande ou se precisa de um pet pequeno. Cães de porte grande devem ter acesso a um quintal grande, para que se exercitem. Além disso, precisam de passeio para gastar a energia.

Claro que o espaço não é tudo, o animal também tem que ter um local fora do sol, quentinho, para que possa dormir com conforto. Se você tem como proporcionar isso a ele, um cachorro grande pode ser interessante.

Contudo, quem mora em apartamento ou não tem quintal em casa, deve optar por um pet de porte menor. Dessa forma, fica mais fácil compensar a falta de espaço em casa com passeios!

Antes de adotar, avalie também se você terá tempo para cuidar. Como já falamos, os pets precisam passear todos os dias. Além disso, devem ter refeição no horário, precisam que o xixi e o cocô sejam limpos periodicamente e que a água esteja sempre fresca. Você pode oferecer isso para o peludo?

Tudo isso demanda tempo. Sem contar que o animal vai querer brincar e receber muito carinho. Se quer adotar, se prepare para cuidar bem.

Se após você ler tudo isso, avaliou bastante e notou que está pronto para adotar um cachorro, é hora de se preparar.

Providencie um pote para comida e outro para água e escolha um local para colocá-los, que fique longe do sol. Leia notícias com dicas para cuidar bem do seu peludo e se preparar. É importante ver caminha, cobertas e casinha. Além disso, não se esqueça de comprar uma guia nova e uma coleira, para poder levar o peludo para casa em segurança. Filhotes devem ficar os primeiros meses dentro de casa. Fique atento e siga tudo o que o médico veterinário orientar.