Home office é uma tendência. Contudo, é muito desafiador conseguir manter tudo em ordem mesmo quando estamos confortáveis em nossos lares. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para lhe ajudar a manter a produtividade mesmo quando trabalha em casa.
A primeira dica é: mantenha sua casa e seu trabalho separados. Esse passo é primordial para que você não se renda à procrastinação e acabe tirando um cochilo ou vendo uma série ao invés de cumprir suas tarefas. Tenha um lugar para trabalhar, bem como um horário. Tente não misturar os ambientes ou trabalhar enquanto executa algo de sua vida pessoal.
A segunda dica é: estabeleça horários. Com o lugar de cada coisa bem definido, é preciso que você tenha disciplina para determinar que seu companheiro (a), filhos, amigos e bichinhos de estimação não lhe interrompam enquanto estiver trabalhando. Estabeleça que trabalho é trabalho e tente fazer acordos acerca da circulação de pessoas e barulhos no ambiente.
Dica 3: tenha uma rotina bem definida. Home office não é sinônimo de bagunça. Ainda que o formato a ser atendido para o trabalho tenha mudado, os prazos continuam firmes e as deadlines precisam ser respeitadas. Não seja irresponsável. Organize seus afazeres, não se esqueça de definir prioridades e acompanhar o andamento dos projetos da equipe.
A quarta e última dica que temos para você é: use um gerenciador de tarefas. Otimizar processos é muitíssimo importante para ganhar tempo e não se perder em erros de organização. Existem diversas ferramentas que funcionam como organizadores online. Elas ajudam a manter o foco no que é prioritário, facilitam a comunicação remota com sua equipe e ainda memorizam os dados de forma inteligente.
O mundo está se modernizando e você não pode ficar para trás. Seja em casa ou no escritório, manter a produtividade é necessário. Muitos confundem ser produtivo com estar sempre ocupado ou ser multitarefas, mas é preciso ter em mente que a questão da produtividade está mais ligada a ter o melhor aproveitamento de tudo que fizer do que em fazer muitas coisas ou não ter tempo para nada.
Utilize essas 4 dicas para organizar o seu trabalho em casa e se quer ler mais sobre como ser mais produtivo, leia também sobre o segredo da produtividade.